domingo, 1 de agosto de 2010

URGENTE: COLEGA DA PRF PRECISA DE SUA SOLIDARIEDADE



O PRF Henrique, lotado na DMP/CGO/DPRF, em virtude da delicada situação ocorrida com sua esposa, solicita a colaboração de todos nós.

O SINPRF/DF pede que todos os colegas leiam o apelo enviado, e se possível, auxiliem-no.

Atenciosamente,

A Diretoria

Caros colegas do DPRF

Minha esposa, há exatos 41 dias, começou com um quadro de vômito que ninguém suspeitava da gravidade que seria. Como não melhorava e outros sintomas foram aparecendo, ela foi internada no HRAN, posteriormente removida pra UTI do HRAS onde permanece nos últimos 23 dias respirando por aparelhos em estado vegetativo.

No dia 13 de Julho veio a suspeita, confirmada em 17 de julho de Porfiria Aguda Intermitente, uma doença raríssima, sem cura, sendo porem reversível o quadro e a pessoa pode levar uma vida normal com certos controles como um diabético.

O grande problema é a evolução da crise, que traz consequências neurológicas graves, que se não tratado, podem ser permanentes ou evoluir pra óbito, e o único medicamento existente no mundo para isso, custa *10.800 Dólares*.

No próprio dia 17, obtive uma decisão judicial obrigando o GDF a comprar o medicamento em 72 horas. Com ajuda de contatos, inclusive de alguns PRFs, essa compra saiu imediatamente da Secretaria de Saúde para a UAG, que centraliza as compras do GDF.

Inexplicavelmente, o memorando da SES ficou 9 dias parado sem que ninguém nem ao menos autuasse o processo, somente quando localizamos pudemos exigir providencias.

Esse processo se encontra hoje nas mão da Edna, da Coordenação de Medicamentos de Alta Complexidade/DISM (tel 3905-4579), que simplesmente cada dia que passa, exige um novo documento, inclusive vários relatórios médicos com as mesmas informações do primeiro, ficamos reféns de diversas pessoas enfileiradas em seus cargos administrativos, passando a responsabilidade de um para outro, esquecendo aquele papel tão secundário em cima da mesa, ignorando ordem judicial, afinal de contas quem é um juiz para mandar salvar a vida de um paciente que está morrendo? Precisamos papéis pra isso, papeis pra aquilo, e quando finalmente parecia que todos os papéis já estavam como eles queriam, a surpresa: Um daqueles lá do meio venceu. Tem que ser feito tudo de novo, tem que vir um documento via correio dos EUA que leva no minimo mais 10 dias. Talvez nem dê mais tempo de refazer. O estado dela já está critico demais.

Nesses últimos 2 dias, enquanto lutava pra conseguir satisfazer toda a burocracia sem fim, que pro GDF é mais importante que a vida, o estado de saúde dela piorou muito, inclusive com diversas infecções já que o organismo dela esta totalmente sem defesas. Um quadro que inicialmente era de grandes chances de reversão, hoje essas chances são remotas, devido a demora na compra do medicamento.

Não me resta outra alternativa, minha ultima chance e talvez ineficaz por ser tardia, é comprar esse medicamento que leva ainda em torno de 7 dias pra chegar, esse prazo ainda é bem menos do que o GDF vai levar pra determinar a compra. Gostaria então de contar com a colaboração dos colegas que puderem ajudar com qualquer quantia no Banco do Brasil, Ag 1273-4 cc 23764-7 ou que pudesse ajudar com divulgação.

Henrique Caldas

FONTE: http://sinprfdf.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=440&Itemid=1

Um comentário:

  1. Conta Comigo, estarei realizando o deposito ainda hoje. Só fiquei sabendo da situação hoje e estou aqui para ajudar.
    Roberto Reckziegel - PRF/SC

    ResponderExcluir