domingo, 4 de julho de 2010

Reajuste ou antecipação? Eis a questão...



Toda mobilização sindical em busca de apoio da classe política é válida. Pelas manisfestações de importantes políticos da base aliada do governo podemos observar, e até parabenizar, o trabalho das entidades sindicais da Polícia Rodoviária Federal, em especial a FENAPRF.
Mas é importante que se use a terminologica correta, sob pena de se confundir os fatos e as ações, tanto nas cabeças dos policiais menos informados, como também da classe política, o que poderia até prejudicar futuras negociações salariais.
Etimologicamente falando o que teremos no salário de julho é um aumento. Mas é importante que se ressalte que esse aumento já foi negociado e aprovado no ano retrasado e que o próprio presidente Lula afirmara, meses atrás, que o mesmo já estava garantido.
O que a FENAPRF e os sindicatos da PRF estão lutando, de fato, neste momento é pela votação da antecipação deste aumento(já garantido) de julho para abril. Para nós funcionários públicos, todo dinheirinho devido é bem vindo, mesmo que seja uma antecipação que, na prática, será de 600 a 900 reais dependendo da classe do policial.
Mas é importante que tamanha mobilização política seja utilizada de forma mais efetiva, em situações mais relevantes, de forma mais otimizada. Porque não usarmos uma mobilização tão eficiente para resultar em ganhos maiores? Um bom exemplo seria investir politicamente no projeto de Lei que trata da isenção total de IPI na compra de carros para policiais. Num carro de 60 mil, economizaríamos 15 mil reais, ou seja, um ganho financeiro pelo menos 15 vezes maior do que ganharemos nesta bendita e tão festejada antecipação.
Em tempos de Copa do Mundo penso que o nosso time, muita vezes brilhante no campo político, está se desgastanto taticamente em busca de um resultado que não é o principal. Mal-comparando seria como se nós, em vez de buscar o gol, estivéssemos buscando laterais e escanteios. É importante atacar, manter o time adversário no campo dele. Mas porque não buscar logo o gol para, literalmente, encerrar a fatura e ganhar a partida?
Observei com preocupação a capa do jornal do congresso. Nela, aparecia uma foto de policiais rodoviários federais, com o título que ressaltava a vitória da categoria por causa do “reajuste salarial”. Para as outras instituições e pessoas desavisadas ficou a imagem que o governo havia nos concedido um novo reajuste em 2010. E fico me perguntando se a classe politica não utilizará essa mesma terminologia contra nós no futuro, quando formos negociar um aumento de verdade...

PRF Filipe é bacharel em Direito pela UFRN e pós-graduando em Ciências Penais pela rede LFG-UNIDERP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário