domingo, 6 de junho de 2010

Carta aos PRF´s

Caros colegas de todo o Brasil,

O movimento sindical da Paraíba surgiu da iniciativa de meia dúzia de PRF´s da pista, que pegaram seus carros paticulares e rodaram 300 quilômetros para se fazerem presentes na AGE do SINPRFPB em João Pessoa no dia 23/05/2010.
A AGE seria conduzida em seu trâmite convencional: notícias sobre o SINIPRF, as “negociações” da portaria 030, as “ações” da FENAPRF sobre determinados assuntos e etc... Tudo caminhava para ser uma assembléia morna, sem grandes emoções, até que colegas que então se mantinham alheios aos problemas e tinham a cultura de deixar os outros resolverem os seus, pediram o microfone para expor os problemas e as propostas dos policiais da ponta. Depois que isso foi feito, de forma contundente, até os nossos saudosos aposentados levaram as mãos em sinal de apoio.
Todos sabemos que a maioria dos bons policiais da ponta estão desmotivados, muitos jogaram a toalha e estão estudando pra outros concursos, outros se entregaram à apatia. Mas, com o clima atual, ficou impossível não se envolver com a essa situação. Tenho 6 anos de PRF e nunca foi tão ruim trabalhar nessa polícia. Os gestores não negociam sequer a mordernização do uniforme, que atrapalha sobremaneira o conforto e a higiene no serviço( que o diga os 40 graus do sertão), e estamos tão desmoralizados que não somos sequer ouvidos quando da elaboração de portarias como a 030, que mata o trabalho operacional e transforma policiais que deveriam fazer segurança pública em recenseadores de BR.
Grande parte do nosso sistema sindical tem apenas legitimidade formal( formalmente foram eleitos) mas não possui legitimidade real( real defesa dos interesses de seus sindicalizados). Todos os PRF´s de bem tem o dever de fazer com que a legitimidade real se sobreponha a formal. É preciso ousar, lotar as assembléias, fazer valer a vontade da maioria. Em João Pessoa isso foi feito, e até os colegas mais refratários do sindicato agora aplaudem orgulhosos a iniciativa. O SINPRFPB hoje é referência em mobilização: conseguimos o apoio da mídia, da sociedade, e estamos fazendo nosso trabalho de formiguinha para que a nossa realidade seja mudada. Ainda que não consigamos todos os nossos objetivos, o nosso grito por respeito já foi ouvido e hoje os quatros cantos dos país já sabem que, no pequeno estado da Paraíba, existem gigantes que estão lutando, até agora, sozinhos pelo interesse de toda categoria.
É importante ressaltar que esperamos a federação fazer a parte dela. Infelizmente ela não o fez da forma necessária, e não podemos mais ministrar melhoral infantil para pnemonia aguda. A PRF está na UTI e se nada for feito, a distância da nossa polícia para as outras aumentará. É necessário que cada insatisfeito participe, a maioria faça valer a sua vontade, porque em uma democracia, projetos pessoais não podem prevalescer sobre o interesse coletivo.
Rogamos aos colegas dos outros estados que liguem para os seus sindicatos, marquem as AGE´s e compareçam em peso. Nossa assembleia tinham apenas 45 pessoas. Nós levamos a maioria e aprovamos tudo o que queríamos. Hoje todo o estado Paraíba, de João Pessoa à Cajazeiras, participa do movimento.
Que Deus nos abençoe nesta grande e nobre tarefa.

PRF Filipe
Posto de São Mamede
14a. SPRF/PB

"A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
A etiqueta coloca a questão: 'é elegante?'
Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?'
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta."
(Martin Luther King)

Nenhum comentário:

Postar um comentário